30.4.10
28.4.10
26.4.10
24.4.10
Comentários sobre o Ayahuasca Track - Maps Conference
Por Bia Labate
Acabei de participar da conferência do MAPS, em San José, nos USA, entre os dias 15 e 18 de abril de 2010. Fui mediadora do “Ayahuasca Track”, uma sessão composta por 21 apresentações sobre a ayahuasca (fora isto, Jordi Riba apresentou um trabalho sobre o tema no “CME Track”; houve, também, um poster sobre o uso da ayahuasca nos Estados Unidos).
A Conferência foi uma combinação fascinante do que existe de mais pioneiro em termos dos estudos biomédicos sobre os potenciais terapêuticos dos agentes psicodélicos, estudos culturais sobre o consumo de psicoativos e a cena psicodélica da Califórnia (marcada por uma estética bem própria).
O Track da ayahausca foi uma mistura de ciências da saúde, ciências sociais e grupo de auto-ajuda para entender a experiência com a ayahuaca. Entre tabelas, estatísticas, duras correlações sociológicas, depoimentos em primeira pessoa e louvações à la madre tierra cumprimos uma jornada intensa de três dias de atividades. Tudo foi filmado e deve entrar on-line no site do MAPS em dois ou três meses. (Vale notar também que estavam presentes no mínimo quatro equipes que realizaram ou estão realizado documentários sobre a ayahuasca).
Vejam a reportagem do Fantástico sobre o potencial terapêutico da psilocibina aqui: http://fantastico.globo.com/
Vejam uma entrevista comigo para o canal F aqui: http://fantastico.globo.com/
Na minha opinião, as novidades mais importantes do ayahuasca track foram:
- O Dr. J. M. Fabregas apresentou resultados da sua pesquisa com voluntários dos grupos do Santo Daime (Céu do Mapiá) e da Barquinha (Rio Branco) com experiência de uso da ayahuasca de pelo menos 15 anos duas vezes por mês, com um follow de intervalo de 8 a 12 meses. A pesquisa concluiu que o grupo usuário de ayahuasca pontuou significativamente mais baixo nas escalas de Status Médico e Uso de Álcool, e nas sub-escalas de Status Psiquiátrico; não foram achadas estatísticas diferentes entre os grupos de usuários da ayahuasca e o grupo controle em várias outras escalas. Estes resultados são inéditos, e serão publicados em breve no journal Drugs and Alchool Dependence;
- Phillipe Lucas reportou que no Canadá um grupo inagurou um novo protocolo de pesquisa para investigar o tratamento da dependência com a ayahuasca. A equipe é liderada pelo médico húngaro-canadense Dr. Gabor Mate, um expert no tratamento da dependência (http://www.drgabormate.com/);
- Leanna Standish, médica naturopática e neurocientista, apresentou o protocolo de uma ampla pesquisa de estudo da ayahuasca em adultos saudáveis. Para este projeto, ela montou o que denominou de um "dream team" (equipe de pesquiadores dos sonhos), entre eles Rick Strassman (que realizou importantes pesquisas com a DMT no passado). Ainda que este estudo procure investigar alguns aspectos que sejam repetitivos em relação ao que já está sendo pesquisado pela equipe de Jordi Riba na Espanha, é o maior do gênero já feito nos Estados Unidos e deve inaugurar uma nova fase de pesquisa sobre o tema neste país. O grupo já teve seu projeto aprovado pelas instâncias governamentais e científicas;
- Robert Forte apresentou o que denominou de “pesquisa de guerrilha”, um estudo promovido por ele sem autorização de comitês de ética ou ligado a alguma universidade. Ele levou dois pacientes de câncer para fazer um tratamento no centro Mayantuayacu, em Pucallpa, no Peru, conduzido pelo maestro Juan Flores. Embora os resultados ainda sejam incipientes, a experiência coloca questões interessantes sobre a ética acadêmica e a os desafios associados ao estabelecimento de modelos alternativos para estudar as substâncias psicoativas.
Enquanto isto, no Brasil, o deputado federal Paes de Lira, campeão da defesa dos direitos humanos, apresentou um projeto de decreto legislativo de sustar a Resolução n. 1 do Conad, de janeiro de 2010, “que liberou o uso do coquetel alucinógeno para cultos supostamente religiosos”. Vejam aqui: http://www.youtube.com/watch?
Abraços com vibrações da Califórnia,
Bia Labate
http://bialabate.net
22.4.10
21.4.10
Chris Jordan-American Portraits
An American Self-Portrait
This project visually examines these vast and bizarre measures of our society, in large intricately detailed prints assembled from thousands of smaller photographs. Employing themes such as the near versus the far, and the one versus the many, I hope to raise some questions about the roles and responsibilities we each play as individuals in a collective that is increasingly enormous, incomprehensible, and overwhelming.
Chris Jordan, Seattle, 2008
18.4.10
MAPS - Ciência Psicodélica no Século XXI
Bia Labate apresentando Andrez Fernandes, Ph.D, que falou do "Trauma Cultural, Capitalismo Moderno com expansão global do Santo Daime : 1930-2009
17.4.10
"Vine of the Souls" - A film by Richard Meech
Can a sacred plant from the Amazon heal our minds and spirits? For centuries, indigenous people of South America have used ayahuasca, a psychoactive plant medicine, to cure all manner of psycho-spiritual ills.
Today, thousands of Westerners, seeking healing and spiritual awakening, attend ayahuasca ceremonies around the world to drink the vision-inducing tea and experience dramatic transformations in their lives.
"Vine of the Soul” is a documentary that explores this brave new world, offering insights into the nature of faith, mystical experience and self-healing through a heightened state of consciousness.
Filmmaker Richard Meech follows key protagonists as they journey to Peru – and back home – capturing in verité style both the life-altering epiphanies and nights of terror encountered after drinking the sacred brew.
Is ayahuasca a doorway to direct knowledge of the divine or a path that leads to psychological trauma? Can it cure modern addictions to drugs and alcohol or is ayahuasca itself a possible substance of abuse? Some people call it a medicine, others a sacrament; the Amazonian shamans say it is simply a ‘plant teacher’ that tells you what you need to know.
Throughout the film, in-depth interviews with Peruvian and Canadian shamans, ethnobotanist Dennis McKenna, addiction expert Dr. Gabor Maté and scholar Kenneth Tupper speak to the increasing use of ayahuasca outside the Amazon and the potential benefits for Western medicine, personal spiritual growth and a new understanding of nature.
Featuring Guillermo Arévalo, Metsa Niwue and Ronin Niwe. Shot on location at Espíritu de Anaconda near Iquitos, Peru and at other locations in North America.
14.4.10
AN AUDACIOUS HOPE FOR Avatar 2.0
13.4.10
O Encontro com Avatar
O hotel Grand Hyatt, em São Paulo, foi o cenário do encontro entre a presidenciável pelo PV Marina Silva e o cineasta James Cameron, diretor de Avatar. O encontro, que durou 45 minutos, era desejado por Marina desde que assistiu ao filme e percebeu que Cameron havia captado a essência da vida na floresta.
Um texto de Marina sobre Avatar, relatando conexões entre o filme e sua infância, foi entregue a Cameron. Entusiasta da causa ambiental, ele perguntou à senadora como poderia ajudar.
Citando o pensador Edgar Morin, Marina disse que é fã do conceito de "comunidade de pensamentos" e defende a criação de um processo político que estabeleça nova visão de desenvolvimento. E apontou a Convenção da Biodiversidade, discutida na conferência Rio 92, não ratificada pelos EUA. "Nós temos trabalho a fazer também", concordou o diretor.
Na conversa, o cineasta exaltou a cena do filme em que a árvore dos guerreiros na"vi é derrubada, gerando ligação emocional com a floresta. "É preciso que as pessoas se reconectem com a natureza e comecem a pensar em soluções legais para os problemas", disse. Coincidentemente, Marina diz em seu texto que foi às lágrimas ao ver tal cena.
Com os atores Sigourney Weaver e Joel David Moore, Cameron veio à cidade promover o lançamento em DVD e Blu-Ray de Avatar. Nos próximos dias vai se reunir com líderes ambientalistas e indígenas.