24.1.12

John Marco Allegro, Pergaminhos do Mar Morto e os Enteógenos

Afresco representando Adão e Eva com a Árvore da Vida na forma de um cogumelo , 1291 d.C, Capela de Plaincouraulz, Indre, França

Com o livro "The Mushroom and the Cross", John Marco Allegro expõe a mitologia em torno do uso de enteógenos, principalmente a Amanita Muscaria em várias passagens da bíblia. Se lermos a bíblia através da perspectiva que , o corpo de Cristo e o sangue de Cristo na Última Ceia eram na verdade enteógenos, Allegro afirma que faz muito mais sentido. Segundo Allegro, os discípulos de Jesus ingeriam o corpo de Cristo para alcançarem o trono de Deus. Allegro foi perseguido e viu sua carreira ir por água abaixo. Ele era o único secular e agnóstico estudioso dentre os pesquisadores que traduziram os manuscritos encontrados no Mar Morto, em 1947. Os pergaminhos do Mar Morto estavam escritos em Semitico, língua do povo Aramaico . Os Manuscritos do Mar Morto são ainda considerados o maior achado arqueológico da religião Cristã, pois eram textos que não tinham sofrido traduções, e seu conteúdo era aguardado por toda a comunidade científica e religiosa por guardar a real história do cristianismo. À partir disso, os melhores estudiosos da igreja foram selecionados para interpretar os escritos. John Marco Allegro era um filólogo que tinha se graduado com honra em estudos orientais pela universidade de Manchester. Quando fazia seu doutorado em Oxford foi convidado a integrar a equipe de estudiosos dos Manuscrito do Mar Morto. Em 1953. Allegro foi o único a publicar abertamente seus estudos. Segundo Allegro: “Se não uma supressão dos fatos, uma falta de vontade de dizer tudo de uma vez... sempre havia a sensação de que fôssemos cuidadosos o suficiente, que só poderíamos liberar as informações de uma maneira tal que não gerasse hostilidades ou muitos questionamentos..." Em 1968 , Allegro publicou todas as suas traduções dos fragmentos. Nos 15 anos desde que o grupo internacional foi montado, em 1953, Allegro era o único membro a terminar o seu trabalho. Allegro afirmava que a relação com Jesus e os essênios era grande. A originalidade da história cristã estava ameaçada. Sua filha publicou pós morte o livro The Maverick of Dead Sea Scrolls. Os judeus se perguntvam: Como este homem pode nos dar a sua carne para comer ?(Joao 6:52:56) e Jesus disse a eles: Eu lhes digo a verdade, a não ser que você coma da carne do filho do Homem e beba seu sangue, você não tem a vida em você. Aquele que come minha carne e bebe meu sangue tem vida eterna, e eu irei erguê-lo no último dia. Porque minha carne é a verdadeira comida e meu sangue a verdadeira bebida. Quem comer minha carne e beber meu sangue residirá em mim, e eu nele.” Allegro concordava que a fundação das religiões foram feitas através de experiências PSICODÉLICAS.

Um comentário:

Anônimo disse...

Mas afinal o que foi que ele traduziu mesmo? alguma coisa de relevante, foi com base nisso que ele escreveu "the sacrat mushroom and the cross", o que ele traduziu que lhe permitiu chegar a esta concluz~~ao?