21.9.08

São Jerônimo de Antonello da Messina
São Jerônimo de A. Durer
São Jerônimo de Rafael Sanzio

Saint Jerome
by Hieronymous Bosch
Saint Jerome by Cima da Conegliano

Um comentário:

Anônimo disse...

Segundo o Steiner a arte foi a linguagem dada ao homem para se comunicar com os anjos e outros seres da esfera espiritual,seres do "bem" e do "mal".Meu termometro, e isso é bem pessoal,é perceber qual sentimento as obras de arte despertam em mim.Sentimentos leves;como admiração,elevação, sensações agradaveis...ou se são sentimentos mais densos e pesados.No caso da imagem que o Dali fez de S. Jeronimo, sinto mais peso e densidade do que qualquer outra coisa.Não estou botando em prova a capacidade do artista, admiro muitas obras do Dali. Mas essa me causa verdadeiro desconforto, me trás a ideia de mutilação, ou algo denso mesmo.
Acho que todos que pegam pra si a responsabilidade de colocar no mundo certas informações, tem que estar acordado em todos os sentidos(estou mensionando aqui os 12 sentidos mesmo), o que a obra trás como alimento.O que estou dizendo vai além da técnica do artista ou dos olhos de quem as admira, com certeza é algo mais profundo.Todo artista tem total liberdade de expressão, assim como quem admira a obra tem total liberdade de fluir nos sentimentos que a obra nos remete.
De qualquer forma, parabéns pelo trabalho de pesquisa e dedicação!