14.6.07

O método cognitivo de Goethe

Foto: Luis Eduardo Pomar

"SE O OLHO NÃO TIVESSE SOL
COMO VERÍAMOS A LUZ?
SEM A FORÇA DE DEUS VIVENDO EM NÓS
COMO O DIVINO NOS SEDUZ?"
Goethe

Copérnico abalou o mundo afirmando que a Terra era quem girava em torno do Sol, e que aquilo que parecia a todos, não era a realidade. Descartes afirmou então que não deveríamos acreditar nas manifestações sensoriais, pra ele talvez tudo fosse irreal, Kant por sua vez afirmou que o desenvolver e felicidade humana estariam ligados ao intelecto, ao racional, Goethe propôs um caminho alternativo, reconhecendo a unidade em tudo ao invés da uniformidade. Goethe confiava na interação do mundo e na intuição na ciência. A arte deveria ser filosófica enquanto a ciência
deveria ser artística. Seu pensamento foi em parte aceito pelos filósofos e cientista modernos, mas o supra-físico reconhecido por Goethe fez com que fosse chamado de romântico. Rudolf Steiner observa que Goethe e Nietzsche se assemelhavam entre si quando reconheciam que o pensamento dos filósofos modernistas havia matado o Deus no pensamento das pessoas. Isso se deu quando Nietzsche disse: "Deus está morto"; para Goethe, uma nova "forma" de pensar do homem ressussitaria Deus nos homens. Assim ele fazia da sua observação filosófica-científica uma poesia. Era preciso interagir: "O mundo cresce e eu cresço com o mundo." e propôs uma integração entre a ciência e a meta-física.

Um comentário:

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!