2.4.09

Senadora Marina Silva é premiada por fundação norueguesa

Foto: Jefferson Rudy

A senadora Marina Silva (PT-AC) foi escolhida para receber o prêmio internacional “Sofia 2009”, atribuído anualmente pela fundação norueguesa Sophie a pessoa ou organização que tenha contribuído para a reforçar a consciência de defesa do meio ambiente e a importância de alternativas para o desenvolvimento sustentável. O prêmio foi criado em 1997 pelo escritor norueguês Jostein Gaarder, autor do livro “O mundo de Sofia’, best seller traduzido em 53 idiomas.
Ao divulgar o nome da senadora como ganhadora do “Prêmio Sophie 2009”, a fundação lembrou a trajetória de Marina Silva desde sua infância em um seringal no Acre, chegando à sua vida política, que começou como vereadora em Rio Branco, até o Senado Federal. Destaca também a atuação de Marina Silva à frente do Ministério do Meio Ambiente, onde conseguiu reduzir o ritmo do desmatamento da floresta amazônica em quase 60%.
Gaarder e sua mulher Siri Dannevig criaram a fundação Sophie, em 1997, objetivando, principalmente, a concessão do prêmio internacional para incentivar as pessoas a trabalharem por um futuro sustentável. Os premiados são escolhidos por um conselho que atua como júri. De acordo com a fundação, o “Prêmio Sofia 2009” está sendo concedido à senadora “por sua coragem, criatividade, habilidade de fazer alianças e, sobretudo, pelos resultados alcançados na luta pela preservação da Amazônia”. Seus esforços “para assegurar uma gestão sustentável deste planeta em que vivemos são fonte de inspiração para todos”, completa nota divulgada pela fundação.
O prêmio, no valor de US$ 100 mil, está programado para ser entregue em Oslo, no dia 17 de junho, das 16 às 17h30min, no Teatro Christiania. Criado em 1997, este prêmio já foi concedido, entre outras pessoas e instituições, a Wangari Maathai, a ecologista queniana que, além deste e outros prêmios, foi Nobel da Paz em 2004.
Este é o quarto prêmio internacional que Marina Silva recebe depois de sua volta ao Senado.
Marina Silva também recebeu, depois que retornou ao Senado, o Prêmio “World Rainforest Award”, concedido pela Rainforest Action Network (RAN), como reconhecimento pelo seu trabalho e compromisso para proteger a floresta tropical, em 16 de outubro de 2008. Recebeu, ainda, em março deste ano, o XIV Prêmio N´Áitun 2009, criado em 1996 por Artistas Pro Ecologia , destinado anualmente a pessoas e instituições que tenham se destacado na defesa do meio ambiente.

Jandira Gouveia
Assessora de Imprensa da senadora Marina Silva (PT-AC)

Um comentário:

Anônimo disse...

O crédito da foto é para o fotógrafo JEFFERSON RUDY e não o que está indicado.Por favor façam as devidas alterações e deem o crédito certo.Obrigado