23.10.07

Pesquisa em andamento sobre a relação entre ayahuasca e arte

Alexandre Segrégio

Mais uma vez o blog Alto das Estrelas nos traz excelentes informações sobre o universo das plantas psicoativas.
MIKOSZ, José Eliézer. Arte e Ayahuasca: Imagens e Simbologia das Espirais. Tese de Doutorado em Ciências Humanas, Área Condição Humana na Modernidade, Linha de Pesquisa em Arte: Imaginário & Simbólico do PPGICH (Programa de Pós-Graduação Interdisciplinas em Ciências Humanas) da UFSC.
A pesquisa iniciou em 2005,e a qualificação foi realizada em 30 de Março de 2007.
Resumo:
O presente estudo visa investigar as representações das espirais – e imagens a ela relacionadas como vórtices, fractais, túneis, círculos, mandalas, labirintos e serpentes – como é expressa nas artes visuais, analisando-se seu significado e simbologia. A análise simbólica se faz através de referências teóricas de participantes do Círculo de Eranos tais como ERICH NEUMANN, GILBERT DURAND, JOSEPH CAMPBELL, MIRCEA ELIADE e CARL GUSTAV JUNG.
As imagens supracitadas, como veremos, costumam aparecer em experiências de pessoas em estados não ordinários de consciência (ENOC), sejam através do uso de psicoativos, diversas práticas de êxtase místico-religiosas ou mesmo em alguns casos de distúrbios psicológicos. Devido a isso, optou-se recortar o tema enfocando a presença dessas imagens nas pinturas produzidas por artistas sob a inspiração da Ayahuasca.
Sendo a Ayahuasca um psicoativo, e dando ênfase à interdisciplinaridade da pesquisa, a tese se referencia nesse quesito - estados não ordinários de consciência - sob o prisma de autores/pesquisadores do assunto como DAVID LEWIS WILLIAMS, BENNY SHANON, RALPH METZNER, RICK STRASSMANN, JEREMY NARBY entre outros.

Rick Harlow

3 comentários:

Anônimo disse...

olá luis. eu sou o fábio e gosto muito do teu blog e das matérias q vc publica. eu trabalho como designer têxtil e quero saber c vc topa trocar link dos nossos blogs em nosso blogroll. c puder acesse: blog.thelifer.com
agradeço e parabêns aí.

Anônimo disse...

Kra vc é fera. Firmeza. MUITO OBRIGADO. Estou muito contente de estar no seu blog. Pra mim é chic. Vc tb entre em contato qdo quiser e puder. Meu email é iam@thelifer.com
VALEW...

www.anamcara.cc disse...

Não sei bem qual a busca exata dos seus estudos, mas no contato que tive com o Daime tive visões de o que eu poderia chamar de "prefeição" da arte. Imagens que eu nunca imaginei conceber. Algo que não imagino nem em um supercomputador gráfico, uma mistura perfeita de arte, matemática, movimento...sem descrição!
Se tiver algo a me dizer, também estou buscando sabedoria.