24.9.10

Permacultura no Estado de Washington - Parte 1

North Camp é uma eco-vila situada no Estado de Washington, EUA de 17 acres. Há 17 anos seu idealizador Mike Maki, 60, vem junto com amigos desenvolvendo um projeto de jardim botânico e permacultura. Mike foi um dos primeiros permacultores americanos, isso no início dos anos 80, quando recebeu o fundador do movimento, o australiano Bill Mollison em terras americanas para o 2º Congresso de Permacultura. Desde então tem o  firme propósito de construir um modelo alternativo de eco-vila, com sustentabilidade e beleza. O Estado de Washington é conhecido por ser "Ever Green", ou seja sempre verde, com uma imensa floresta de coníferas. Desde a metade do século XIX a extração de madeira é a principal atividade, sendo o replantio feito na forma tradicional de monocultura. O Douglas Fir, conífera nativa foi escolhida para ser o carro chefe, tomando lugar dos antigos cedros,  hoje raros na região, e conhecidos por serem árvores de vital importância para os povos nativos. Com a crise americana somada ao manejo errado de replantio e corte de madeira, a economia local se viu em má situação, e à partir dos anos 90, com muito desemprego. Mike e seus amigos são baluartes na defesa da diversidade e pensamentos alternativos para um modelo já desgastado e antigo.



Cercas foram feitas para proteger do veado, animal muito comum na região.

O trigo plantado 1 mês antes serviu de material para os futuros compostos .

Outros espaços foram abertos e cercados. Como o terreno fica muito gelado, é necessário esperar dias quentes para começar o plantio. A palha aqui ajuda a manter a temperatura mais elevado do solo.

A grama cortada funciona muito bem como "esterco verde" e é adicionada a área de plantio um mês antes do plantio. Aqui outro fundamento da permacultura: a solidariedade. Amigos e vizinhos se reunem e trocam ajuda.

Estufas ao ar livre recebem as primeiras mudas. Antes disso, as mudas estavam em estufas com luz artificial.

Estufas também são erguidas, principalmente para culturas como o tomate que precisam de um pico de calor.

Ron aplica a técnica de estacamento em cima de uma macieira nativa.



Portões das hortas são feitos com beleza. A harmonia visual também é importante.


Michael cataloga as espécies da região. Uma grande biblioteca ajuda nas pesquisas.

Mike Maki e o "bolo" de composto. Grama, folhas, terra e principalmente esterco animal formam o que será o extrato de plantio do ano que vêm. Na permacultura você planeja a longo prazo o plantio. Existem compostos de longa duração, que podem levar de 5 a 10 anos para se decompôrem. Como o Mike custuma dizer, composto orgânico é como dinheiro no banco.

Nenhum comentário: