15.8.10

Experiências com Biochar

Um dos projetos que tenho me envolvido aqui nos EUA é o desenvolvimento de um forno para produção de biochar (carvão vegetal), que apresenta-se como uma ótima fonte renovável de energia e de produção de fertilizantes para o solo. Através de um processo de pirólise, a produção de biochar emite muito pouco CO2 na atmosfera na produção de carvão vegetal. Estudos mostram que antigas comunidades amazônicas usaram o carvão vegetal como fertilizante do solo a cerca de seis mil anos atrás e hoje os sítios arqueológicos apresentam alta fertilidade. Além disso, vem sendo desenvolvido estudos para o uso de biochar  na descontaminação do derramamento de óleo do Golfo, através de uma empresa de remediação de contaminação de solo, a Remediators Inc, no estado de Washington, EUA. O Biochar apresenta alto poder de absorção do óleo cru e este material pode ser reciclado depois para produção de energia. 
Interessante dizer, que pode-se conciliar à produção de carvão vegetal o aquecimento de água doméstico, forno de pizza e/ou pão, e até geração de energia elétrica. Abaixo alguma fotos dos testes realizados e de um forno doméstico feito com um custo bem baixo. Fotos: Luis Eduardo Pomar

Experimento com uso de biochar em plantio. Na gramínea do lado direito usamos biochar como fertilizante.

Forno caseiro. Usa-se pequenos pedaços de madeira, que inseridos no barril, são aquecidos e tranformados em carvão através de processo de pirólise.


Testes feito pela empresa The Remediators Inc. para uso de biochar no derramamento de óleo do Golfo.

Teste de absorção de óleo pelo biochar.

Uso domestico do forno de produção de Biochar (carvão vegetal). Pode-se acoplar um forno de pizza, aquecimento de água e até geração de energia elétrica.

Veja aqui um vídeo documentário sobre Biochar.

Um comentário:

Ana Caroline disse...

Olá!

Você teria o projeto que voce utilizou para o biochar, ou poderia me dar o passo a passo de como fazê-lo?
Obrigada
o>