6.6.10

Quanah Parker - Líder da Igreja Nativa Americana


"Homens brancos vão às suas igrejas e falam sobre Jesus. Os índios vão aos seus Tipis e falam com Jesus." 
Quanah Parker 1852-1911, é creditado como um dos primeiros líderes do movimento da Igreja Nativa Americana. Parker adotou a religião do peyote depois de ser ferido por um touro no Texas. Para combater a febre que o atacou, uma curandeira mexicana lhe preparou um forte chá de peyote para curá-lo. Após esse incidente, Parker se envolveu profundamente com o peyote.
Parker, de mãe branca e pai índio, cresceu entre os Comanches. Sua mãe nasceu Cynthia Ann Parker em 1827, fora capturada numa batalha aos nove anos e desde então vivera entre os índios com o nome de Nadua. Casou com o guerreiro comanche Noconie e deu a luz a Quanah Parker, seu primeiro filho. Depois foi recapturada pelos brancos, e voltou para sua família original. Sempre desejou retornar a sua tribo, mas foi impedida. Morreu em 1870 quando decidiu não se alimentar mais.
Quanah Parker foi o último líder da nação Quahadi Comanches, mas acolheu a cultura dos brancos, sendo muito respeitado entre eles. Muito bem relacionado, muitas vezes saiu em caçadas com o presidente Theodoro Roosevelt, que sempre o visitava.
O homem conhecido hoje como Quanah Parker veio de um lugar, de um tempo e cultura aonde sobrenomes eram desconhecidos. 

Nenhum comentário: