12.2.09

A Árvore das Ciências


Ramon Llul (1232-1316) filósodo maiorquino que criara os primórdios de uma lógica que em um futuro distante irá fundamentar a informática. A idéia de organizar todo o conhecimento humano em uma única estrutura , o que ele chamava de árvore das ciências, que iria desaguar na constituição da própria ciência, nos enciclopedistas e na internet.

"Deitado em meu leito e pensando, fui lembrando como o mundo encontra-se em estado de tormento por privação da verdadeira intenção, ausente do entendimento humano por falta da vontade ordenada de lembrar e entender. E como poucos são os homens que estão em bom estado comparados àqueles que atormentam o mundo, que não tem em suas obras a verdadeira intenção, é a mim muito temível a falta que existe no mundo, e temo que meu filho, que a natureza me faz amar e que recentemente veio ao mundo, tenha falta dessa intenção. Por isso componho esse livro para que meu filho saiba conhecer essa intenção e através desse conhecimento, sua vontade venha a desejar amar, servir e mostrar a todos." Do Livro das Intenções, Ramon LLul

Um comentário:

Anônimo disse...

Dix l'amat a l'amic: - Saps, encara, què és amor?. Respòs: - Si no sabés què és amor, ¿sabera què és treball, tristícia, e dolor?

Ramon Llull

saludos de Mallorca
Nadal