11.8.07

Saga narrada em cordel de Alfredo poeta


Dois novos livros, escritos por Alfredo Gregório de Melo, foram lançados durante o XIV Encontro do Povo de Juramidam, de 1° a 7 de julho na Vila Céu do Mapiá. Padrinho Sebastião – Biografia Versejada e Viagens ao Juruá (Journeys to the Juruá) A venda será destinada à construção da nova Igreja no Mapiá.

Viagens ao Juruá (Journeys to the Juruá)
Em versão bilíngüe português/inglês, Padrinho Alfredo narra as duas primeiras viagens que realizou para reencontrar seus familiares na região amazônica do Juruá. Um cordel carregado de emoção e lembranças de uma terra que o autor deixou para trás quando tinha sete anos.
Nesta obra o autor mostra que além de líder comunitário e espiritual é um grande poeta e amante da natureza. Seus versos reforçam o pensamento expresso em seu hinário, onde afirma: “Considero este reinado o jardim da Virgem Maria”. Uma mensagem que carrega a esperança de ver preservado o jardim onde nasceu e que soube observar muito bem. É justamente a virtude de grande observador que o classifica como um estudioso da vida, consciente de que é apenas mais um ser da natureza que precisa respeitar tudo que está a sua volta.
Suas ilustrações detalhadas reforçam este dom da observação pura. Ao final um glossário espetacular, repleto de ilustrações coloridas, com suas explicações sobre a fauna e flora da floresta. Com simplicidade e perfeição é capaz de falar da natureza ao seu redor - de um pequeno inseto até a anta – descrevendo hábitos e características com precisão científica.
Demonstra que conhece a floresta e o que ela pode oferecer ao caboclo, falando do que é relevante para se viver em harmonia com a natureza. Suas observações convidam a conviver com os animais sem explorá-los, a não queimar madeira boa para construir casas e nem erguer uma casa com lenha para fogo. A edição tem projeto gráfico e design assinados por um veterano colaborador do IDA/CEFLURIS: Gustavo Nunes Pereira (Guta). Traz também fotos de Tete Paes Leme e Liesbeth Vandorsten, além dos desenhos do próprio Alfredo. Não dá para perder a oportunidade de prestigiar estas duas boas obras, resultado do “estudo fino” de nosso companheiro Padrinho Alfredo.

Padrinho Sebastião – Biografia Versejada
Editado pela Ecovila Rainha da Floresta, de Caxias do Sul, com capa colorida e ilustrações em preto e branco feitas por Vera Medeiros, Padrinho Sebastião – Biografia Versejada é um belo cordel narrando a saga do seringueiro amazonense Sebastião Mota de Melo. Nas palavras de seu filho Alfredo, um “homem verdadeiro, sincero e honesto consigo mesmo e com seu semelhante, considerado um grande guia, Mestre e condutor para a vida eterna”.
O livro apresenta linguagem e ilustrações simples, que combinam com o clima de infância que o autor consegue passar ao lembrar os momentos da história de seu pai, começando pelo seu nascimento em 7 de outubro de 1920. No início há uma linha cronológica, mas após o encontro com Mestre Irineu são reforçados os elementos da saga espiritual, relacionada com a vida de Jesus Cristo e São João Batista. Aparecem referências a alguns hinos da Doutrina do Santo Daime, através da utilização de versos bem conhecidos, que ilustram o compromisso de Sebastião com sua missão na Terra. É uma ótima opção para ser lido por ou para as crianças, como recurso de educação espiritual. Lembrando que os recursos arrecadados vão reverter para outra grande obra que é a nova Igreja da Floresta.
Maiores informações:informativo@idacefluris.org.br

Nenhum comentário: