20.10.10

Liev Tolstói

Leão Tolstoi, ou Liev Tolstói. Primeira fotografia colorida na Rússia em 1908.


Liev Tolstói, também conhecido como Léon Tolstói ou Leão Tolstoi ou Leo Tolstoy,Lev Nikoláievich Tolstói (Yasnaya Polyana9 de setembro de 1828 — Astapovo20 de novembro de 1910) é considerado um dos maiores escritores de todos os tempos.
Além de sua fama como escritor, Tolstoi ficou famoso por tornar-se, na velhice, um pacifista, cujos textos e ideias batiam de frente com as igrejas e governos, pregando uma vida simples e em proximidade à natureza.
Junto a Fiódor DostoiévskiGorki e Tchecov, Tolstói foi um dos grandes da literatura russa do século XIX. Suas obras mais famosas são Guerra e Paz, sobre as campanhas de Napoleão na Rússia, e Anna Karenina, onde denuncia o ambiente hipócrita da época e realiza um dos retratos femininos mais profundos e sugestivos da Literatura.
Morreu aos 82 anos, de pneumonia, durante uma fuga de sua casa, buscando viver uma vida simples.
Leia mais aqui.

Permacultura no Estado de Washington - Parte 3

Num mundo cheio de oportunidades e opções, a vida natural no campo e seu dia-dia pode parecer limitador. Mas em contra posição aos excessos de nossa sociedade, venho sentindo há mais de vinte anos que é chegado o tempo de retorno ao campo. Esse retorno deve ser feito numa oitava acima, com consciência, conhecimento de técnicas, optando para trazer a esse universo tudo que seja benéfico ao homem. Solidariedade, amizade, educação, respeito à natureza e ao próximo e a beleza são alguns dos pontos que eu estou levando comigo. Todos são princípios da Permacultura.

A grande horta nos proporcionou parte da nossa alimentação diária. O excedente foi distribuído aos amigos e vizinhos.

Durante o verão, amigos talentosos ajudaram a construir espaços como este.


Detalhes do banheiro seco.


Anfiteatro para realizações de eventos


Vista geral da ecovila

Amigos trocam serviços.

As crianças participam e aprendem também.


A preparação correta do terreno e de compostos foi fundamental para o sucesso na hora da colheita.

No galinheiro também temos material rico para os compostos, como a serragem, palha e esterco de galinha.

Pequenos espaços cercados aonde fizemos pesquisas com o biochar como fertilizante do solo.

Grandes composto com cobertura para proteger das chuvas de outono.


Conforme o pensamento de M. Fukuoka, fundador da Agricultura Natural, a cura do homem se dá no processo de relação dele com a terra. Conhecer os ciclos das estações e de plantio, entendendo que é a  natureza que nos ensina.

19.10.10

Permacultura no Estado de Washington - Parte 2

Segundo o australiano Bill Mollison, criador da Permacultura, " a única decisão verdadeiramente ética é cada um tomar pra si a responsabilidade de sua própria existência e da de seus filhos."A ênfase está na aplicação criativa dos princípios básicos da natureza, integrando plantas, animais, construções, e pessoas em um ambiente produtivo e com estética e harmonia. Permacultura é uma síntese das práticas agrícolas tradicionais com idéias inovadoras. Unindo o conhecimento secular às descobertas da ciência moderna, proporcionando o desenvolvimento integrado da propriedade rural de forma viável e segura para o agricultor familiar.

Já com o terreno preparado, chegou a hora do transplante das mudas que estavam nas estufas. O ideal é colocar as ervas,temperos e folhas próximos da cozinha.

As hortaliças como repolho, nabo, couve-flor, brócolis e etc...colocamos na grande horta, um pouco mais distante da casa. Sistema de irrigação por gotejamento foi implantado.

Foi utilizado um trator para arar, mas isso não é realmente necessário se utilizarmos as técnicas da agricultura natural de Fukuoka. Fukuoka ensina um processo de cobrir o solo com palha durante o inverno, não deixando surgir mato no espaço do plantio.

"Outhouse" ou banheiro seco.

A batata é conhecido no hemisfério norte como alimento de sobrevivência. Numa área de terreno pobre conseguimos alimento certo e sem muito esforço.

Pepinos como a beterraba são bons para se fazer conservas. Bom para as provisões de inverno.



Fizemos durante a primavera e verão cerca de vinte compostos como este. O uso de esterco animal é importantíssimo para acelerar a decomposição da palha, folhas e grama.

A propriedade por ser incrustada na floresta necessitou que aproveitássemos todos os espaços ensolarados para plantio.


Blueberries

As estufas de mudas também servem para proteger a colheita da umidade.
.
"Cans" ou containers servem para guardar material ou mesmo se fazer uma biblioteca.


Pequenas "cabins", ou chalés foram construídas com banheiros secos. A grande casa principal é a única que tem cozinha e banheiro tradicional. Todos fazem as refeições juntos.

Galinhas na horta. Uma hora antes de anoitecer soltamos as galinhas próximo aos compostos cheios de minhoca. Todo excesso da horta serve de alimento pras galinhas.