24.2.09

Marianne Stokes
"Você tem que ser um ser humano inteiro, com dúvidas, respostas, medos, certezas e incertezas, sabendo que a verdade é uma construção coletiva. Você se apropria da sua verdade, com a qual se identifica, mas é um processo coletivo, então não pode se colocar numa perspectiva de que você é o líder que conduz. Às vezes liderar é ser conduzido também, ouvir as pessoas. Repartir a autoria das coisas com as outras pessoas. A política tem uma certa dificuldade: parece que você só se constitui desconstituindo o outro, e é uma contradição muito grande, porque na vida, tudo se constitui na sustentação do outro, do olhar do outro, do acolhimento do outro e ninguém se basta em si mesmo, ninguém á auto-suficiente do ponto de vista econômico, social e muito menos do ponto de vista emocional." Marina Silva

16.2.09

Patrimônio Psicodélico

Matéria publicada na revista Rolling Stones de fevereiro/2009

Por Maurício Monteiro Filho Ilustração Índio San

A luta dos cultos da ayahuasca, o popular Santo Daime, para tornar o chá, seus rituais e crenças patrimônios imateriais da cultura brasileira
"Você sabe o que vai te acontecer?" A voz vinha direto da noite amazônica, meticulosamente vestida de calças pretas, camisa branca e gravata preta. Olhando ao redor, vendo a floresta espessar-se em céu, uma lua maciça georreferenciando nossos passos em direção à única fonte de luz emanando na Terra naquela hora, só conseguia pensar que o que tivesse que acontecer já tinha começado a acontecer fazia algum tempo. E era forte o suficiente para ter me levado até ali, a comunidade daimista de Vila Fortaleza, a 100 quilômetros de Rio Branco, no Acre, às margens do rio Xipamano, fronteira com a Bolívia, caminhando em meio a alguns rostos beatificamente serenos, emoldurados pelos colarinhos de suas camisas brancas impecáveis, sem a mínima idéia do que responder à noite.

Cada avanço em direção à igreja, um pouco mais adiante, nos botava em compasso com um número crescente de brasileiros - e cada vez mais estrangeiros -, com Burroughs e depois Ginsberg, com padrinhos seguidores do Padrinho Supremo, com a melodia das portas da percepção se abrindo aos altares da alma. Seguíamos os passos de linhagens de xamãs e pajés que começaram a escrever essa história milhares de anos atrás em cada um dos países cobertos pela Floresta Amazônica, onde crescem lado a lado o cipó Banisteriopsis caapi e o arbusto Psychotria viridis. A bebida resultante do cozimento das duas plantas juntas, em rituais mais ou menos artesanais e peculiares a cada região, resulta num líquido de cor terrosa e gosto amargo chamado ayahuasca. No Brasil, o chá se notabilizou por seu uso religioso como sacramento em igrejas ou irmandades. Agora, os usuários do chá querem transformar os rituais, o chá e a cultura em torno do consumo religioso em patrimônio cultural imaterial do Brasil.

Pisar o solo acreano em busca dos porquês deste tombamento cultural significa também fincar o pé nos estratos mais profundos das tradições ayahuasqueiras. O estado é o berço de ritos ancestrais do chá. Não muito distante de onde estamos, nos seringais da cidade de Brasiléia, o maranhense Raimundo Irineu Serra recebeu as visões que incorporariam uma doutrina cristã a rituais indígenas imemoriais e transformariam a ayahuasca em Santo Daime. Apesar das diversas denominações assumidas pela ayahuasca no país, todas as vertentes religiosas que empregam o chá em seus cultos reconhecem o Irineu Serra, ou Mestre Irineu, como o fundador da primeira corrente brasileira. A própria história de como ele - nascido num 15 de dezembro, como Chico Mendes - teve seu contato inaugural com o Daime, um verdadeiro quebra-cabeça de tradição oral entrecortada, já é um dos legados culturais da ayahuasca no país. Relatos das primeiras experiências de Mestre Irineu com as plantas de poder envolvem gritar pelo demônio - e receber visões de cruzes em retorno -, e luas cheias habitadas por mulheres de nome Clara. Hoje, nesta noite de lua cheia, a poucos quilômetros dali, é minha vez de ter a miração, como é chamada a resultante na consciência da ação do chá. Fala-se em estar preparado ou em ser merecedor para recebê-la. Não sei se sou qualquer uma das duas coisas, mas é certo que o Acre e o poder das florestas começavam a confirmar, em mim, sua reputação.

Você lê esta matéria na íntegra na edição 29, fevereiro/2009

http://www.rollingstone.com.br/edicoes/29/textos/3620/

12.2.09

A Árvore das Ciências


Ramon Llul (1232-1316) filósodo maiorquino que criara os primórdios de uma lógica que em um futuro distante irá fundamentar a informática. A idéia de organizar todo o conhecimento humano em uma única estrutura , o que ele chamava de árvore das ciências, que iria desaguar na constituição da própria ciência, nos enciclopedistas e na internet.

"Deitado em meu leito e pensando, fui lembrando como o mundo encontra-se em estado de tormento por privação da verdadeira intenção, ausente do entendimento humano por falta da vontade ordenada de lembrar e entender. E como poucos são os homens que estão em bom estado comparados àqueles que atormentam o mundo, que não tem em suas obras a verdadeira intenção, é a mim muito temível a falta que existe no mundo, e temo que meu filho, que a natureza me faz amar e que recentemente veio ao mundo, tenha falta dessa intenção. Por isso componho esse livro para que meu filho saiba conhecer essa intenção e através desse conhecimento, sua vontade venha a desejar amar, servir e mostrar a todos." Do Livro das Intenções, Ramon LLul

2.2.09

Santo Daime tem espaço na tenda interreligiosa do FSM

Foto: Eunice Pinto
Os adeptos do Santo Daime demonstraram o seu trabalho espiritual na tenda da Interreligiosidade no território do Fórum Social Mundial.
Veja mais aqui